Pensar nas energias renováveis do Planeta é pensar na sua Empresa!

Com o passar dos anos, as empresas passaram a ter maior preocupação com o meio ambiente a sua volta. O assunto das energias renováveis veio à voga devido os impactos que as atividades humanas realizadas no ambiente industrial e empresarial causavam ao meio ambiente.

Tais impactos poderiam não ter reflexo imediatamente. Porém, como é conhecido atualmente, diversos problemas ambientais aconteceram e acontecem todos os dias devido a degradação ambiental de momentos anteriores.

Mas, como minimizar tais impactos no presente para que o futuro seja garantido para as próximas gerações?

Para iniciar, falar em sustentabilidade é muito mais do que proteger o meio ambiente. A utilização de energias renováveis, além de garantir uma maior preocupação com impactos ambientais, tem um papel importante na responsabilidade socioambiental que as empresas possuem.

Diversas empresas têm usado desses recursos para diminuir os seus custos internos de produção, o que consequentemente, diminui o valor final dos produtos comprados por consumidores, aumentando o volume de vendas. Tais usos podem ser evidenciados com a utilização de energia solar fotovoltaica, reciclagem de materiais e equipamentos no dia-a-dia da empresa – como papel e descartáveis -, substituição de energia elétrica por energia de biomassa ou eólica, a depender do porte da empresa.

Para além de diminuir os custos internos as empresas têm demonstrado maior responsabilidade com o meio em que vivemos. Uma vez que produções de larga escala definem os rumos do consumo em nossa sociedade, é necessário que as empresas pensem e repensem continuamente sobre os seus processos de produção e sobre a forma como ofertam os seus produtos no mercado. As empresas possuem grande responsabilidade e influência sobre os seus potenciais consumidores.

Na história da sociedade moderna, já é visto exemplos de diversas empresas que conseguiram conciliar produção com lucratividade junto à preservação ambiental. O que essas empresas fizeram de diferente e que pode ser aplicada em sua empresa? Abaixo, confira alguns tópicos que você pode implementar facilmente.

1. Conhecer as práticas de energias renováveis que já estão em desenvolvimento no mercado

A melhor forma de implementar uma solução é verificar se ela já foi imposta em um outro cenário, em uma outra empresa. Assim, você só precisará replicá-la. Dessa forma, você consegue fazer sua própria análise antes de qualquer decisão que venha a se tornar um plano prático.

Grandes marcas como Unilever, Natura e Do,  fazem ações constantemente para reduzir seus custos e para propagar a consciência ambiental em suas comunidades. As três empresas, por exemplo, tem pactos com as comunidades locais para que haja um  desenvolvimento econômico dos locais onde elas estão presentes. Além disso, substituíram fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis para fontes de energia limpa, como a energia solar fotovoltaica e de biomassa.

É necessário que haja uma colaboração entre todos os envolvidos no sistema para melhor resultado. A parceria empresa privada, governo e comunidade, faz muito sentido na construção de um futuro melhor! Usar as energias renováveis é o futuro!

2. Engajamento dos clientes e maior conscientização

É sabido que o comportamento do consumidor atual muda constantemente. A influência de marcas e influencers têm sido decisivas na forma como os consumidores tomam uma decisão de compra ou serviço. Se você tem uma imagem amigável, que demonstra ter responsabilidade socioambiental com energias renováveis, há uma probabilidade de você conseguir convencer e influenciar positivamente o seu consumidor a buscar o seu produto.

A sociedade moderna tem valorizado muito mais as pautas que melhoram as gerações futuras, baseadas em educação, inclusão social e conservação do meio em que vivem. Esse poder de influência deve ser utilizado de forma positiva, para que as ações pontuais das empresas tomadas para reduzir seus custos, impactem positivamente nos consumidores de seus produtos.

3. Conscientização dos fornecedores

Para além de conscientizar clientes externos e internos, muitas empresas têm adotado parcerias de fidelização com fornecedores que tenham ações positivas nas empresas. Um exemplo é a O Boticário! As práticas iniciadas pela empresa tiveram uma adesão de 95% em quase 15 anos de ações por parte de seus fornecedores.

Isso porque, a cadeia produtiva tem um impacto importante nas ações do meio ambiente, já que há diversos fornecedores e empresas envolvidas nesse processo de compra, transformação e disponibilização de produtos e serviços ao consumidores.

Responsabilidade social é moda?

A responsabilidade que as empresas carregam tem muito a ver com a cultura organizacional que elas querem apresentar à sociedade. Muitas empresas, até mesmo as tradicionais, têm visualizado que se comprometer com o cuidado do meio ambiente é uma estratégia não só de marketing verde, mas também, há a expansão da marca alinhada à consciência ambiental dos que a cercam.

Em conclusão, a sustentabilidade virou uma necessidade do século atual. Se você quiser inserir a sua empresa nessa jornada, a Rah Solar está à disposição para ajudá-lo. Conheça a nossa solução e veja o quanto é vantajoso levar os painéis de energia solar fotovoltaica para o seu negócio.